Rádio Band FM

96.1 FM São Paulo - São Paulo

Rádio Band FM

Sobre a Rádio Band FM

Emissora pertencente ao grupo Bandeirantes de Comunicação, a Rádio Band começou suas atividades na segunda metade da década de 70. No princípio possuía o nome de "Rádio Bandeirantes FM" praticamente se limitava à retransmissão da Rádio Bandeirantes AM.

Com sua consolidação no mercado radiofônico nacional, a emissora se tornou mais uma das grandes rádios a trabalhar em sistema de rede de comunicação. Dessa forma, a rede Band FM em São Paulo passou a contar com quatro estações próprias, transmitidas aos municípios de Campinas, Ribeirão Preto e São José dos campos. Fora do estado, a emissora ainda possui uma estação em Vitória da Conquista, no estado da Bahia.

Mesmo que inicialmente a rádio tenha buscado uma veia de programação mais jornalística, com o passar do tempo foi ampliando sua visão, de forma a voltar-se mais para transmissões de música, sempre buscando alcançar uma fidelização, principalmente do público de Classe C. A emissora possui atrações nacionais, mas as afiliadas da rede também dispõem de liberdade para produzir programas locais. Entre as programações nacionais mais populares, destacam-se o Band Coruja, Band Bom Dia e Hora do Ronco. Além disso, também são retransmitidas as programações referente a BandNews FM, voltada totalmente para a veiculação de notícias de cunho jornalístico.

Conforme foi se tornando popular, a rádio foi ganhando cada vez mais atrações próprias e em 1976 tornaria sua grade de programação totalmente independente. Nessa época, começou a apostar em gêneros musicais mistos, mas ainda com pouca diversidade, mesclando entre o Rock, Soul e Jazz.

Dois anos depois, a emissora resolve investir um pouco mais em renovação de equipamento, propiciando um alcance maior de frequência, chegando aos 85,5 KW, o que resultaria numa sintonia de até 50 km de distância de sua antena, localizada na Grande São Paulo.

Já nos anos 80, passando a adotar o nome de "Rádio Band FM", considerando a avalanche de artistas e bandas vindas da era Disco no final de 1970, a emissora passou a investir na Black Music, como gênero de maior veiculação em sua programação. Dessa forma surgiram os programas Bailes da Band, Charm DanceSom da Massa e Black in Love, todos voltados para os gêneros Funk, Soul, Pop e Disco.

Já na década de 90 resolveu mudar o foco diversificando para uma programação musical de mais popularidade na época. Com o advento de gêneros considerados de maior alcance das massas, adotou ritmos que estavam em plena expansão como Pagode, Axé, Pop, e outros com um pouco menos de expressividade, como o sertanejo romântico.

Ainda nos anos 90 se tornaria a primeira emissora de rádio FM a fazer uma transmissão via satélite e no final de 1999 inauguraria seus novos transmissores instalados na região da Avenida Paulista, cujo alcance poderia chegar à potência de até 200.000 watts.

Já nos anos 2000, a Band FM seguiu dando continuidade a uma série de adaptações e mudanças, dessa vez tentando alcançar um público mais jovem. Considerando o sucesso dos grupos e artistas internacionais, bastante populares naquele período, em 2007 a emissora resolve apostar em ídolos do Pop, Rap e Hip Hop internacional (sem esquecer o Pop brasileiro), mas ainda acreditando nos gêneros que ainda permaneciam no auge, como o pagode.

Em 2008 resolve mudar drasticamente sua programação. Nesse período, a fim de não prejudicar as afiliadas, a emissora optou por permanecer com a programação normal via satélite, mas a emissora de São Paulo resolveu extinguir de sua programação, Pagode, Axé, resolvendo apostar novamente na Black Music contemporânea e também em bandas de Pop e Reggae, na época em evidência, como Chimarruts. A estratégia causou um grande efeito negativo, de forma que a rádio se viu obrigada a retornar com os gêneros outrora extintos em sua programação, visando não mais perder audiência.

No ano seguinte resolve excluir o repertório internacional e apostar um pouco mais no Sertanejo Universitário, estilo musical que vinha em intenso crescimento, revelando ícones como Victor e Léo, Jorge e Mateus, João Neto e Frederico, entre outros. Mesmo assim, continuava apostando nos gêneros Pop nacional, aproveitando também a deixa de algumas bandas de rock que começavam a despontar na época, como NX zero e Fresno.

No segundo semestre de 2009 a emissora resolve investir um pouco mais em programação, e aproveitando a fama do já consolidado CQC (programa do Canal Band de televisão) lança o humorístico Notícias que Gostaríamos de Dar, com o repórter Rafael Cortez. Nesse mesmo período apostou em novos locutores, alguns vindos de outras emissoras, como Marcelo Café da Jovem Pan, e também estabeleceria sua transmissão via internet, por meio de aplicativos para iPhone e Smartphones em geral.

Disposta a realmente investir pesado em programação e inovação tecnológica para a emissora, o Grupo Band continuou com as adaptações e mudanças de na emissora de São Paulo, de forma que viu gradativamente a emissora cada vez mais alcançar novos picos positivos de audiência, chegando em terceiro lugar entre as rádios populares da região.

Atualmente a emissora é líder em faturamento e audiência dentro de seu segmento, possuindo hoje o segundo lugar em número de afiliadas, perdendo apenas para a rede Transamérica Hits. Além disso, se tornou uma das rádios mais populares entre o público jovem, oferecendo canais de comunicação como Facebook, Whats app, SMS e até uma linha de telefone gratuito.

Telefone
(11) 3745-7418

Site

Segmentos: Popular

Deixe a sua opinião

Formulário para comentar
Nota:

Opinião do ouvinte (76)

horrível muito lento

Oi muito bom o aplicativo adorei

Muito massa! A mais ouvida!!!

A melhor Radio ctz...
os caras sao feras..parabens..

muito bom





gostei animaçao dos locutores

oi turma da band curto muito esta radio principalmente quem ama nao esquece.Sou a JUDITH DE GUARULHOS GOSTARIA DE PARTICIPAR DA PROMOCAO DO SALAO DE BELEZA .TO PRECISANDO MUITOOO!

Band a melhor rádio ......
gosto muito de ouvir...

band fm é da hora

Muito massa!

mais opiniões dos ouvintes