Rádio Dom Bosco

Rádio Dom Bosco

96.1 FM Fortaleza - Ceará

Nota 4.6 de 5 com base em 456 opiniões

Não consegue ouvir?

Sobre a Rádio Dom Bosco 

Fundada no ano de 1997, na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, a Rádio Dom Bosco dava seus primeiros passos sob a liderança do padre Sebastião, ainda como uma rádio de origem comunitária, cuja programação se limitava ao período de 6h às 19h, de segunda a domingo. Criada totalmente para o segmento religioso, a rádio até então com poucos recursos, foi aumentando sua programação e dentro de um ano já dispunha de uma grade 24 horas. Mesmo assim, a emissora ainda precisava fazer um revezamento entre seus profissionais, que muitas vezes apresentavam mais de um programa na grade.

A história da Rádio sempre foi marcada por grandes dificuldades. Padre Sebastião buscava desde o início trazer uma reformulação que desse a emissora um status de rádio educativa. Além do empenho do sacerdote, a comunidade em si e mais a parceria de amigos e circunvizinhos foram de grande importância, tanto na angareação de fundos para a compra de novos equipamentos, como também a própria dedicação em tentar conseguir maiores patrocínios para a rádio.

Entre tantas idas e vindas, tentativas de regulamentação do sistema de radiodifusão da emissora, somente no ano de 2001, o Senado Federal aprovaria a tão esperada concessão regulamentadora, outorgando a permissão para a Fundação Educacional Salesiana Dom Bosco executar os serviços de transmissão da rádio, que a partir de então passaria a se chamar Dom Bosco FM, operando na frequência 96,1 do dial cearense.  

A inauguração oficial como rádio educativa aconteceu no dia 1 de agosto de 2001. Um ano depois, após a transferência para a cidade de Recife do fundador e precursor da obra, Padre Sebastião, Padre Orsini Linard, assumiria a direção da emissora.

Ainda mantendo uma programação cem por cento religiosa, a rádio iniciou seus trabalhos como rádio FM com os programas Bom dia Jesus, Sintonia da Manhã, Sintonia da Tarde e Sintonia da Noite, Programa Bodas de Caná, Programa Verdade e Vida, Rádio Criança e ainda transmissões das missas do Terço Mariano em seu peculiar horário das 18h.

Considerando o fato de que a emissora ainda engatinhava como rádio profissional, possuía uma equipe modesta de radialistas, que também se revezavam entre voluntários, tanto na apresentação dos programas, quanto na operação da mesa. Entre os profissionais participantes, alguns nomes podem ser destacados como, Jurandir Vilanova, Gil França, Joana Campos, Maria Alves, Alex Ventura, Frei João Maria e outros.

Alguns anos mais tarde, no início de 2011, já com certa estabilidade de operação, a emissora recebeu uma nova direção com a chegada do grupo de novos salesianos à cidade de Fortaleza. A partir de então a rádio passou a ser administrada pelo padre Gilberto Silva, adquirindo um novo perfil, mais visionário e voltado para o empreendedorismo. Apostou em novas contratações, renovação de equipamento do analógico para o digital, reformulação completa em sua rede de mídia social, além de buscar em suas programações um perfil de relacionamento mais próximo entre locutores e ouvintes.

Nos dias atuais, a FM Dom Bosco é referência entre as emissoras religiosas, tanto em Fortaleza como em boa parte do Nordeste. Além da transmissão radiofônica, a emissora dispõe de sua programação via internet, em seu site oficial. Possui grande interação entre os ouvintes, principalmente em suas redes sociais, onde podem inclusive, interagir em tempo real.

Atualmente a rádio é administrada pelo Padre Mauro, sacerdote prestes a completar 35 anos de carreira ministerial, e com grande dedicação aos assuntos paroquiais. A rádio possui grande reconhecimento dos órgãos públicos, pois se dedica a uma programação de qualidade, buscando desenvolver programas de caráter educativo e cultural, além dos informativos religiosos, prezando sempre pelo formato que lhe rendeu a fidelização de seus ouvintes ao longo dos anos.

Leia mais...

Endereço
Rua Joaquim Torres, 185 - Joaquim Tavora - Fortaleza (CE) - CEP 60135-130

Telefone
(85) 3454-1888

Site
www.radiodombosco.com

Segmentos: Católica

Opinião do ouvinte