Rádio Globo São Paulo

94.1 FM São Paulo - São Paulo

Rádio Globo São Paulo

Sobre a Rádio Globo SP

Que o nome Globo (seja em frequências AM ou FM) é bastante tradicional dentro do segmento de emissoras de rádio no Brasil, não é novidade. O grupo que já operava no estado do Rio de Janeiro desde a década de 40 começa nos anos 60 uma busca para também conquistar o público paulistano.

A peregrinação da família Marinho em busca dos Dials paulistanos começou em 1966, quando o grupo Globo adquiriu todos os veículos de comunicação das Organizações Victor Costa, detentor das tradicionais emissoras Rádio Nacional nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Buscando repetir a fórmula bem sucedida de sua afiliada no Rio de Janeiro, a Rádio Globo SP apostou em boa programação musical diversificada somada a notícias de cunho jornalístico. Nos primeiros anos ainda esbarrava na concorrência com a já consolidada Rádio Record São Paulo, onde muitas vezes, na disputa pela audiência, ou ganhava de forma apertada, ou mesmo terminavam tecnicamente empatadas.

Em 1977, o governo federal ainda detinha a licença do nome “Rádio Nacional”, e por esta razão a emissora da família Marinho ainda operava com o nome Rádio Nacional Globo. Um ano depois, muda para Rádio Globo Nacional e somente em 1979, consegue a liberação para usar o nome tal como é conhecida até hoje.

Após o final da década de 70 a emissora já era líder no segmento AM entre as rádios da cidade de São Paulo. Manteve-se no ranking até aproximadamente 1988, quando novamente perde seu posto de líder para a Rádio Record. Um ano depois, retoma a liderança do IBOPE, apostando massificadamente em transmissões esportivas, principalmente no futebol. A boa fórmula não apenas reconquistou seu público de volta, como também manteve a Rádio Globo no ranking até os dias atuais, mesmo com a queda geral de audiência nas emissoras AM em todo o estado.

Na virada do século, acreditando na força de novos investimentos, a emissora de São Paulo passa a liderar juntamente com sua afiliada no Rio de Janeiro a Rede Globo de Rádio. Unidas elas se tornam co-geradoras da rede que hoje conta com mais de 30 emissoras espalhadas nas regiões metropolitanas e capitais de seus estados.

A emissora de São Paulo continua apostando em sua bem sucedida fórmula, aliando música de qualidade e noticiário jornalístico, mas procurou ao longo dos anos enfatizar mais a parte de jornalismo esportivo. Considerando a grande demanda de público voltado principalmente para o futebol, em 2013 a emissora reformulou boa parte de sua programação esportiva, de forma que até os tradicionais slogans sofreram mudanças.

Para a programação geral a emissora substituiu o “Futebol Show” por “Globo Futebol Clube”, e seguindo nessa onde de mudanças, alguns mais específicos também foram alterados. Considerando a perspectiva do ouvinte paulista em relação ao futebol, possui programações mais longas, inclusive aos domingos com o Domingaço da Globo, oferecendo 14 h de programação esportiva, assemelhando-se  em tamanho de programação apenas a sua afiliada carioca.

Considerando o crescimento do grupo Globo no segmento jornalístico em geral, a emissora de rádio passa a ter cobertura das parceiras de grupo, Rede Globo e Sportv em suas transmissões, passando a adotar o nome Futebol Globo no Rádio para suas programações.

A Rádio Globo desde o ano de 2013 vinha fazendo reformulações, tanto em seus quadros e programações, quanto em sua gama de profissionais. Em 2015 mudou sua grade de programação a qual mantinha desde 1970, passando a adotar novos programas, em novos horários, acreditando também no público on-line.

Como última e mais recente mudança, mudou sua sede de operação em Santa Cecília para ocupar o 24º andar do edifício Tower Bridge Corporate, no bairro Brooklyn Novo, mesmo prédio comercial em que também opera a Rádio CBN São Paulo.

Endereço
Rua das Palmeiras, 315 - Santa Cecília - São Paulo (SP) - CEP 01226-010

Telefone
(11) 3153-1100

WhatsApp
(11) 94321-9134

Site

Segmentos: Esportes, Notícias

Deixe a sua opinião

Formulário para comentar
Nota:

Opinião do ouvinte (355)

Excelente rádio.

Empresa que apoia causas sociais.

tudo de bom

Caiu muito a qualidade e a programacao
Tem emissoras de radio melhores, pois a globo esta muito ruim, ate o AM acabou. A audiência caiu muito.

Sem comentários, nota: 1000 com louvor!!!!!

muito bom

eu amo essa rádio

muito boa! parabéns !

ótima

muito boa! Mas trava muito

mais opiniões dos ouvintes