Rádio Itatiaia

610 AM Belo Horizonte - Minas Gerais

Rádio Itatiaia

Também transmite em FM 95.7 MHz.

Sobre a Rádio Itatiaia

Sediada em Belo Horizonte e considerada uma das rádios de mais expressão a veicular na capital mineira (com a vantagem de operar nas duas frequências, AM e FM), a Rádio Itatiaia permite que seus números falem por si mesmos: pesquisas recentes revelam que a rádio alcançou um percentual de 45,3% entre os ouvintes de AM, destacando-se em primeiro lugar entre os ouvintes de classe A e B. Além disso, sua média de audiência nas programações esportivas chegou à marca de 94%, o que representa uma soma de 415.459 ouvintes por minuto.

Mas se hoje a rádio apresenta todos estes números, podemos dizer que este sucesso é consequência do que fora plantado desde a década de 50. Desde o início a emissora se preocupava em não ser apenas “mais do mesmo” e apostaria firmemente num modelo de programação que deixasse de lado os velhos conceitos. Atribui-se este pensamento inovador ao seu fundador, Januário Carneiro, principalmente pelo fato dele ter conseguido ao longo dos anos concretizar suas ideias e transformar a pequena Rádio Itatiaia dos anos 50, numa das três maiores do estado de Minas.

Januário Carneiro nasceu na cidade de Patrocínio do Muriaé, Minas gerais, no ano de 1928. Logo no início da década de 30, sua família muda-se para a capital e no período da adolescência, Januário Carneiro começa a dar seus primeiros passos como radialista: No fundo do quintal da casa onde morava com sua família, criou a rádio Júpiter, estação cujo alcance não chegava a mais do que cinco quarteirões do bairro onde morava. Seus irmãos o ajudavam na transmissão da programação, revezando entre músicas tocadas em discos de 78 rotações e sua irmã, que na época cantava algumas músicas.

Após esta que seria sua primeira “experiência” com o segmento radiofônico, Januário experimenta a vida jornalística de verdade, começando a trabalhar como repórter esportivo no jornal O Diário. Mas o sonho de possuir sua própria emissora só viria alguns anos mais tarde, quando começou a apresentar seus boletins para a Rádio Continental do Rio, criando um jeito totalmente inovador de transmitir notícia, dessa forma, se tornando destaque nas apresentações da emissora.

Seguindo então o curso dos ventos razoavelmente favoráveis, a Rádio Itatiaia finalmente seria inaugurada no ano de 1952, na cidade de Nova Lima, cerca de 30 quilômetros de distância da capital Belo Horizonte. A compra se deu através de uma parceria feita entre Januário e alguns amigos, que aproveitaram a oportunidade e, com as poucas economias que possuíam, compraram uma pequena emissora que se encontrava à venda.

Desta forma, a emissora foi inaugurada no Hotel Ouro, operando com apenas 100 watts (potência mínima permitida por lei) e com uma frequência de alcance de 1580 KHZ, no final do dial. Números que não lembram nem de longe o alcance atual da rádio, cuja frequência atual é capaz de cobrir um raio de 140 quilômetros, suficiente para transmitir sua programação por toda região metropolitana de Belo Horizonte e também algumas partes do interior mineiro.

Desde quando teve sua sede transferida para a capital Belo Horizonte, a Rádio Itatiaia passou a brigar pela audiência da região, disputando com as já consolidadas, Rádio Inconfidência, Guarani e Mineira. Mas apesar de ter conseguido chegar à capital do estado, ainda possuía uma estrutura muito ínfima em relação às outras.

Tentando conquistar mercado e índice de público, Januário opta por investir no segmento de jornalismo esportivo, observando concorrentes, inclusive de outros estados e percebendo a possibilidade de êxito neste tipo de programação. A ideia não apenas deu tão certo, como Januário é até hoje lembrado, mesmo após sua morte no ano de 1994, como um dos maiores do radialismo esportivo na região de Minas Gerais.

A rádio hoje é referência regional não apenas no segmento esportivo, mas também por oferecer uma programação de excelente qualidade, mesclando entre boa música e notícias de cunho jornalístico e policial. Foi a primeira emissora da região a contratar um canal de satélite, a fim de expandir sua programação por meio da Rede Itasat.

A emissora atualmente opera ao mesmo tempo nas duas frequências, AM 610, e FM 95,7 do dial, e apesar de toda inovação que trouxe em sua programação para o público mineiro ao longo dos anos, ainda hoje é referência nas coberturas esportivas, mantendo o bom legado criado e desenvolvido por Januário Carneiro.

Endereço
Rua Itatiaia, 117 - Bonfim - Belo Horizonte (MG) - CEP 31210-170

Telefone
(31) 2105-3588

Site

Segmentos: Esportes, Notícias

Deixe a sua opinião

Formulário para comentar
Nota:

Opinião do ouvinte (285)

muito boa

radio itatiaia patrimonio de minas gerais

Gostaria de saber como faço para poder ter acesso a mensagem do Acir Antão do dia 03/07/2018 hj terça-feira sobre o perdão. amo a itatiaia e escuto todos os dias.Parabéns a todos!

a maior radio de minas

É a melhor rádio de Minas.

so acompanho cruzeirao na itatiaia

Força Galo doido.
Saudade do R10
Sou de cabeceira grande de minas

Melhor transmissão dos jogos do galo!
Tô aqui ligado em Cariacica ES

ALEXANDRE GALLO FALA TANTO DE CONTRATAÇÕES,MAS NÃO CONSEGUE TRAZER NEM UM JOGADOR ,JOGADOR ESSE QUE POSSA CHEGAR E SER TITULAR,NÃO ADIANTA TRAZER ESSES PEREBAS,DESCULPA DA MORTE DO (BEBETO DE FREITAS) PELO FUTEBOL HORRÍVEL QUE APRESENTOU CONTRA O FIGUEIRENSE.FALTA JOGADOR JÁ ESTAMOS CHEIO DE DESCULPA ( VAMOS SOFRER DE NOVO NO BRASILEIRO?)PORQUE CAMPEONATO MINEIRO NÃO PRECISA MAIS.A TORCIDA ESTÁ TRISTE MESMO COM A MORTE DE BEBETO,MAS TAMBÉM ESTÁ MUITO TRISTE COM ESSE ~GALO~ (ITATIAIA É 1000)

Melhor radio do brasil manda um abraco a irane(nikka) e sua familia bairro novo alvorada

mais opiniões dos ouvintes