Rádio Liberdade FM

92.9 FM Belo Horizonte - Minas Gerais

Rádio Liberdade FM

Sobre a Rádio Liberdade FM

Inaugurada no ano de 1982, a Liberdade FM iniciou suas atividades como uma rádio de segmento comercialmente popular. Na época possuía o nome fantasia de Rádio Capela Nova, em homenagem ao antigo nome da cidade de Betim. Nos primeiros anos a emissora possuía um alcance restrito quase que totalmente a apenas seu município de origem. Nesse tempo apresentava uma programação razoavelmente pequena, considerando que dispunha de poucos recursos financeiros e de transmissão.

Considerando então as dificuldades financeiras da época, a administração da emissora resolve colocá-la à venda. Mesmo com a nova administração, ainda contava com a dificuldade de ser uma rádio de classificação potencial baixa, portanto limitada quanto ao alcance de transmissão. Mesmo assim, a partir da nova gestão a emissora começaria a sofrer uma série de modificações, buscando maneiras de se sobressair dentro de um mercado radiofônico altamente competitivo.

Operando com a potência que lhe cabia, começou por adotar uma programação alternativa, procurando desenvolver uma programação mais pop. Apesar da ideia estratégica, os recursos da época ainda não lhe proporcionavam um alcance maior que fizesse frente às demais da concorrência. Mesmo assim, a nova administração entendia que todas estas mudanças, ideias, mesmo produzindo um resultado aparentemente pequeno, serviram de grande evolução para novos projetos e investimentos para o crescimento da rádio.

Desta forma a antiga Rádio Capela Nova começava a tomar a forma desejada, até se tornar a Rádio Liberdade FM. O novo nome foi uma ideia que fazia uma alusão à própria ideologia de seus novos gestores, baseado num conceito de programação que busca atender a todos, de uma forma geral, realmente dando “asas à liberdade” de transmissão radiofônica.

Apesar desta forma de pensar, a Liberdade FM ficou mais conhecida como uma rádio especializada em cultura regional e música sertaneja, denominada de Nova Música Popular Brasileira. Logicamente que a iniciativa trouxe certa resistência aos críticos e profissionais em redor, mas, contrariando a visão destes, o segmento musical começou a agradar ao público ouvinte, de forma que a audiência da emissora ia subindo gradativamente até alcançar picos até então nunca pensados.

Com a continuidade do bom trabalho, gradual e constante a emissora chegaria ao ano de 1999 no topo do ranking do Ibope, desbancando sua concorrente, até então com treze anos na liderança, passou de uma modesta colocação dentro da disputa das rádios FM, até o lugar máximo do ranking.

Com o sucesso alcançado e a estabilidade de se manter no topo por quase duas décadas, a emissora investiu mais em recursos tecnológicos e hoje dispõe de um site oficial que além de transmitir sua programação em tempo real, ainda proporciona canais de ligação direta com os ouvintes.

Possui como novidade (mesmo entre emissoras que também dispõem de canal on-line), quadros com mensagens dos ouvintes das mais populares mídias sociais, inclusive uma parte direcionada diretamente para aqueles que querem mandar mensagem por aplicativo de mensagem. O site possui ainda um pequeno quadro de curiosidades chamado Fique por dentro, onde dispõe de informações sobre famosos, ou mesmo sobre a cultura da região mineira.

Além de vasta programação musical, a emissora também mantém os programas que se tornaram tradicionais entre o povo mineiro, tais como Brasil Caboclo, Madrugada Viva, Clássicos da Liberdade e outros. A rádio também conta com sua versão em aplicativo para sistemas de Smartphone, consolidando de forma absoluta sua aplicabilidade ao mundo moderno, em busca de uma conquista cada vez maior por ouvintes de todas as classes e idades.

Endereço
Rua Yvon Magalhães Pinto, 525 - São Bento - Belo Horizonte (MG) - CEP 30350-560

Telefone
(31) 3539-9292

WhatsApp
(31) 9662-2929

Site

Segmentos: Popular, Sertaneja

Programação

HorárioPrograma
00:00 - 04:00Madrugada Liberdade
Toninho Lima
04:00 - 07:00Brasil Caboclo
Jota Barbosa e Ernane Franco
07:00 - 11:00Manhã Legal
Cláudia Gandra
11:00 - 12:00Clássicos da Liberdade
Renato Alessandro
12:00 - 15:00Show de Sucessos
Renato Alessandro
15:00 - 18:00Sintonia Liberdade
Ronaldo Gomes
18:00 - 19:00Festa de Rodeio
Ronaldo Gomes
19:00 - 00:00Evidências
Gutemberg Gomes

Deixe a sua opinião

Formulário para comentar
Nota:

Opinião do ouvinte (621)

a liberdade está em primeiro lugar aqui em São Paulo audiência total

a rádio liberdade e audiência em primeiro lugar em São Paulo


bom dia aqui e flavim de araçuai mg estou ligadinho pelo app gostaria de ouvir igor ferrary de almenara mg com participaçao com samir dos tlecados disponivel na net tchau brigado

Muito boa

A melhor rádio

muinto bom sou baiano mas amo musica sertaneja

muito boa

rádio muito bom ela toca umas músicas que fais agente voltar o passado muito bom

muito muito boa

mais opiniões dos ouvintes