Rádio Melodia

97.5 FM Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Rádio Melodia

A voz que fala ao coração!

Sobre a Rádio Melodia

Inaugurada no ano de 1986, atualmente com sede no bairro da Barra da Tijuca, município do Rio de Janeiro, a Rádio Melodia FM é uma empresa cujo grupo pertence à família do já falecido empresário Francisco Silva.

Oliveira Francisco da Silva (seu nome de registro) nasceu na cidade de Cunha, no interior de São Paulo, em 1938. Mesmo com sua vida de empresário, dono de emissora, fazia questão de ser um dos apresentadores do tradicional programa noturno/semanal Cristo em Casa, atuando assiduamente também em outras programações da emissora. Na década de 90, decidiu seguir carreira política, sendo eleito deputado federal por três vezes, e o mais votado no ano de 1994.

Na verdade, antes de ser comprada por Francisco, a sede da rádio ficava na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, e era de segmento eclético. Após adquiri-la, numa operação de engenharia técnica, mudou sua sede para Vila da Penha, famoso bairro popular do Rio de Janeiro, mas ainda mantendo sua torre em Petrópolis. Fato este que ocasionalmente lhe gerou o slogan "A torre mais alta do Rio". Mais ou menos dentro desta mesma época, Francisco Silva havia adquirido a Rádio Copacabana AM, que mais tarde seria comprada pelo grupo da Igreja Universal do Reino de Deus.

Talvez a considerar o crescimento gradual, mas contínuo de novos adeptos ao segmento religioso conhecido como evangélico (ou protestante), a Rádio Melodia FM buscou consolidar sua programação como 100% voltada para este público. No início, ainda com poucos recursos, lembrando também que o mercado fonográfico evangélico ainda era de pouca expressão, com poucos cantores e bandas, a emissora continha em sua programação pouca diversidade, na época dando ênfase a canções de caráter mais tradicional. Com o crescimento de audiência e popularidade, a Melodia foi evoluindo em estrutura e no auge da década de 90, chegou a listar entre as maiores em audiência das rádios FM, marca que ainda mantém até os dias de hoje.

Pelo fato de ter sido a primeira dentro do segmento, não há como negar as estratégias de inovação que a emissora buscou ao longo do tempo. Entendendo a própria evolução do povo protestante, o que gerou uma "necessidade" de desenvolvimento de mercado para este nicho de público, de forma que, não apenas o meio fonográfico evoluiu, mas o acesso a informação também, e ainda considerando o fato de que na década de 90 ainda não existia a popularidade da internet, tal como é hoje, o rádio e a televisão eram grandes aliados nas novas tendências. Dessa forma o público evangélico era "abraçado", dentro de uma excelente estratégia inclusiva.

Por este motivo, a Rádio Melodia decidiu investir nos mais diferentes tipos de ouvintes, mesmo que sua programação fosse restrita ao cunho religioso. Aplicando então esta forma de pensamento, surgiriam programações tradicionalíssimas (algumas vigorando até hoje) como o Debate Melodia, programa voltado para discussões acerca de temas religiosos, Cristo em Casa, já mencionado acima, programa que procura mesclar entre orações, atendimento de pedidos de oração por ouvintes e programação musical, A grande parada, uma seleção das canções mais pedidas da semana que retornam numa programação dominical, o já extinto, Recados do coração, que possuía uma conotação mais romântica (uma espécie de Love songs evangélica), O que vai pelas igrejas (tradicionalmente apresentado por Francisco Silva, depois confiado a seu filho, Fábio Silva), anunciando os eventos das igrejas evangélicas do Rio e Grande Rio, entre outras programações.

Atualmente, apesar do surgimento de novas rádios e da consolidação desse mercado evangélico, a Melodia FM ainda se mantém no topo das mais tradicionais dentro do segmento cristão, e se destaca por, entre outras questões, manter em sua grade não apenas as programações que lhe atribuíram sucesso, como também a equipe de locutores e agentes de programação que são conhecidos do grande público por mais de três décadas.

Endereço
Avenida das Américas, 5777 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro (RJ) - CEP 22793-080

Telefone
(21) 3325-0097

Site

Segmentos: Gospel

Programação

HorárioPrograma
06:00 - 08:00Bom Dia Melodia
Oliveira Jr.
08:00 - 11:00Disk M
Eliel do Carmo
11:00 - 12:00Debate Melodia
Eliel do Carmo
12:00 - 16:00Tarde Maior
Edinho Lobo e Débora Lyra
16:00 - 18:00Conectados Melodia
Renato Bruno
18:00 - 19:00Top Ten
Renato Bruno
19:00 - 20:00Non Stop
Gustavo de Moraes
20:00 - 21:00Saudade Melodia
Gustavo de Moraes
21:00 - 21:30Devocional Melodia
Gustavo de Moraes
21:30 - 22:30Igreja Cristo em Casa
-
22:30 - 06:00Momentos de Paz e Vida
-

Deixe a sua opinião

Formulário para comentar
Nota:

Opinião do ouvinte (278)

muito bom bom

Programação muitooooooo Abençoado, com louvores, palavras onde nós aproximamos de DEUS através da programação da rádio melodia,DEUS ABENÇOE VOCÊS TODOS dessa rádio Maravilhosa em nome de JESUS CRISTO.

a verdadeira felicidade e servir a Deus e saber que seu nome esta no livro da vida

Rádio ótima, pois entra em nossos lares com a palavra de Deus

ótima rádio. Deus abençoe vcs.

otimos louvores Parabéns que Deus continue abençoando

gosto muito da radio Itamar junior tecladista paracambi rj






ótima so bençãos parabéns






obrigada ótima
bom demais

ótimo graças

mais opiniões dos ouvintes