Rádio Sociedade

740 AM Salvador - Bahia

Rádio Sociedade

Também transmite em 102.5 FM

Sobre a Rádio Sociedade

Uma rádio que completa em 2018, 94 anos, e através do exemplo de longevidade, tornou-se mais que uma emissora radiofônica, adquirindo quase que o status de patrimônio cultural e histórico da sociedade baiana. A Rádio Sociedade Salvador foi fundada no início da década de 20, e juntamente com a extinta Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (atual MEC FM), faz parte da primeira leva de emissoras de rádio a veicular em nosso país.

A figura da emissora é de caráter absolutamente emblemático, pois nasceu num tempo em que, como não havia televisão, o aparelho de rádio passava naquele momento a ser o novo companheiro e transmissor de notícias e entretenimento às famílias. Tanto que, oficialmente, quase não se têm registros históricos das primeiras transmissões (já que quase não havia recursos de gravação), sendo consideradas apenas as programações transmitidas a partir da década de 30.

Mesmo assim, a inauguração da emissora tem como data oficial o dia 27 de abril de 1924. O evento em questão reuniu o governador do estado e teria seu registro em fotos publicado na revista Renascença. A primeira sede da emissora foi instalada na Rua Sete de Setembro, n. 254, no Bairro São Pedro, local que depois daria lugar a uma agência do Banco do Brasil. Na época a Rádio Sociedade contava apenas com um transmissor de apenas 5 KW de potência, localizado no bairro da Federação.

Considerando que no final da década de 20 o sistema de radiodifusão no país ainda possuía um caráter bastante amador, a década de 30 viria com excelentes novidades. Uma das mais importantes aconteceu logo no primeiro período da Era Vargas, onde uma lei regulamentada pelo próprio presidente em questão, a saber, o decreto 21.111, permitiria a veiculação de propagandas publicitárias nas transmissões de rádio, o que gerava uma receita e um capital de giro maior para as emissoras.

Ainda nessa época, a emissora foi comprada pelo ex-deputado estadual Altamirando Requião e pelo empresário Walfrides Ferreira, e a partir de então começaria a montar uma estrutura mais profissional, com equipes segmentadas para as notícias jornalísticas e também uma específica para o rádio-teatro. Considerando a grande censura que ainda perdurava à época, mesmo as notícias jornalísticas se resumiam mais aos assuntos esportivos. Sendo assim, a emissora resolve investir no atrativo, começando a transmitir alguns jogos de nível regional. A programação era inicialmente transmitida pelo locutor Roberto Machado Freitas e depois por Ubaldo Câncio de Carvalho, Este último foi considerado pela crítica como o melhor locutor esportivo das regiões Norte e Nordeste.  

No ano de 1940 a emissora é vendida para o grupo dos Diários associados e passa a ter nova sede situada na Rua Portugal, número 6, no bairro do Comércio. Pouco tempo depois sofreria nova mudança de sede, desta vez na Rua Carlos Gomes, prédio onde atualmente fica o Espaço Caixa Cultural.

Como o advento da era de ouro do rádio, a Rádio Sociedade também apostou nos programas que faziam sucesso entre a população, como os famosos programas de auditório. Considerando também a chegada da Rádio Excelsor, se tornando sua primeira concorrente, a emissora de Salvador resolve mudar sua programação com o intuito de conquistar cada vez mais a fidelização do público.

No ano de 1956 a rádio aposta na compra de um novo transmissor, cujo alcance chegaria a 50 KW de potência, permitindo a cobertura em todo o estado. A partir de 1970 a emissora daria mais um salto em inovação, complementando sua cadeia associada com outros sistemas de veiculação, como a TV Itapoan. Nesse período, a rádio desempenha um bom resultado em nível de audiência, mas infelizmente a crise nos Diários associados se acentua após a morte de seu fundador, Assis Chateaubriand.

No final da década de 70 para o início da de 80, a emissora seria comprada pela família Irujo, passando a fazer parte do Sistema Nordeste de Comunicação. Ainda disposta a estancar a crise que se instalara, no ano de 1982, Luiz Pedro Irujo assume a direção da rádio, que transferiria seus transmissores para a Ilha de Itaparica.

No ano de 1997, a emissora seria comprada novamente, desta vez pelo grupo da Igreja Universal do Reino de Deus, passando a pertencer ao Grupo Record de Comunicação. As redes de transmissão da rádio continuam na Ilha de Itaparica, mas seus estúdios no bairro da Federação.

Apesar de toda tradicionalidade envolvida pelo histórico quase que centenário da rádio, a Sociedade Salvador é uma das emissoras que aposta em programações modernas, operando nas frequências AM (740) e FM (102,5). Possui ainda um canal pela internet, transmitindo sua programação em tempo real e dispondo de canais nas redes sociais para interação com os fãs.

Além disso, procura manter a fórmula de sucesso, apostando em programações que variam entre a boa música, boletins de noticiários matinais, giros esportivos (divididos em programas vespertinos e noturnos) além do tradicionalíssimo programa policial, Sociedade Contra o Crime. Uma programação narrada que conta com uma equipe bem humorada, disposta a trazer o melhor nesse estilo de notícia.

A Rádio Sociedade Salvador, acima de tudo é a prova existencial de que é absolutamente possível unir num mesmo espaço de programação, tradição, inovação, modernidade e qualidade.

Endereço
Rua Jardim Federação, 81 - Federação - Salvador (BA) - CEP 40239-901

Telefone
(71) 3486-3201

WhatsApp
(71) 99656-1025

Site

Segmentos: Esportes, Notícias

Deixe a sua opinião

Formulário para comentar
Nota:

Opinião do ouvinte (126)

A maior do Nordeste, sem dúvida
alguma!

BOM DIA A TODOS DESTA RÁDIO TÃO MARAVILHOSA .

a melhor rádio do Brasil

aqui de Goioerê Pr acompanhando Vitória e Santos uma bela transmissão vocês estão de parabéns, sucesso cada vez mais.

Adoro esta Radio, pois sempre fez noticiário com respeito e responsabilidade.

a rádio sociedade é o coração da Bahia é maravilhosa adoro a rádio sociedade eu ouço a rádio desde criança

RADIO SOCIEDADE, " Eta radio danada de bôa'' com a sua programação campeã. Estou ligado nas noticias e no esporte. (Diarios Associados)

Filé da Bahia

sou torcedor do vitoria mas estão acabando com o bahia; moro paulo fonso ba

programa top show bota pra mim diz pra ela de Zé neto Cristiano

mais opiniões dos ouvintes