Super Rádio Tupi

1280 AM Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Super Rádio Tupi

Também transmite em FM 96.5

Sobre a Super Rádio Tupi

Fundada em 1934, mas inaugurada apenas um ano depois, a Rádio Tupi, foi a primeira emissora de rádio dos diários associados, ou seja, da cadeia de jornais que pertenciam a Assis Chateaubriand. Nesse mesmo período começaram a aparecer emissoras de rádio vinculadas a grandes jornais, e assim surgiriam quase que na mesma época, além da Radio Tupi, outras emissoras AM, como a Radio Jornal do Brasil AM e a Rádio Nacional.

Considerando que o início da década de 30 foi um período de recessão econômica, graças à crise europeia de 1929 e também pelo fato de que a veiculação de notícias por meio radiofônico ainda engatinhava em nosso país, a Rádio Tupi (assim como outras) enfrentou grandes dificuldades para obtenção de patrocínio. Houve momentos em que o proprietário se utilizou das próprias empresas que possuía para patrocinar os programas.

Um bom exemplo a ser citado foi quando nesse período a rádio começou a trazer apresentações da cantora e dançarina Carmem Miranda, cujo patrocínio vinha do Laboratório Licor de Cacau Xavier. Com o crescimento e expansão do rádio, considerando também a grande aceitação do público popular, Chateaubriand chegou a investir seu capital comprando empresas que na época eram grandes anunciantes de rádio e jornais, visando uma maior veiculação de propaganda desses produtos nas redes de jornais e revistas.

As instalações iniciais da rádio Tupi começaram num barracão no bairro de Santo Cristo, próximo ao centro do Rio de Janeiro. Em pouco tempo foi transferida para um auditório na Avenida Venezuela e somente em 1979 teve suas instalações transferidas para o prédio da Rua do Livramento, sede dos Diários associados, onde ficaria por muito tempo, até ser transferida para a sua sede atual, no bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro.

Um fato interessante a se considerar é que o projeto inicial da primeira Rádio Tupi seria para o estado de São Paulo. Porém, o projeto acabou mudando para o Rio de Janeiro e acabou se tornando a segunda rádio mais poderosa do Brasil, atualmente perdendo em potência apenas para a Rádio Farroupilha em Porto Alegre.

A primeira transmissão da emissora foi com o programa denominado "O cacique do ar", ganhou este nome de seu próprio fundador e estreou na noite de 15 de setembro de 1935. Mas apesar da estreia nesta data, a inauguração oficial da emissora só aconteceria no dia 26 do mesmo mês, contando com a presença de Guglielmo Marconi, convidado especial de Chateaubriand e pioneiro no segmento de produção de transmissores de rádio naquela época.

A Rádio Tupi desde o início se destacava por seus programas de entretenimento, buscando o alcance dos mais diversos segmentos sociais. Os primeiros programas a serem exibidos na época foram Hora do Guri (segmento infantil) e Hora elegante (voltado para o público feminino). Na semana correspondente à primeira transmissão e a inauguração, a emissora optou por receber algumas figuras políticas como o ministro Gustavo Capanema, Antônio Carlos, João Neves de Fontoura e outros ligados às áreas de saúde e educação, em comemoração ao aniversário da Revolução Farroupilha.

Desde então a rádio tem se consolidado dentro dos segmentos de noticiário esportivo, policial e informativo em geral. Dentre os programas de maior destaque da emissora, é possível citar como um dos mais populares desde que foi inaugurado no início dos anos 60: A patrulha da cidade. Inicialmente era um programa de cobertura estritamente voltado para notícias de cunho policial, hoje procura mesclar com bom humor, além deste tipo de informação, histórias reais de segmento popular.

Atualmente a Rádio Tupi conta com uma equipe de radialistas já bem experientes no segmento (alguns vindos de outras emissoras, como Heleno Rotay) e além dos programas já tradicionalíssimos em sua grade como a Patrulha da cidade, já mencionada e o Show do Pedro Augusto (O Romeiro de Aparecida), variedades como os Shows do Antônio Carlos e Clóvis Monteiro, além dos programas Show do Apolinho e Giro esportivo, voltados para o segmento esportivo. A Rádio atualmente também conta com uma transmissão em FM, cuja frequência opera em 96,5 do dial.

Endereço
Rua Fonseca Teles, 114/120 - São Cristóvão - Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20940-200

Telefone
(21) 2125-9650

WhatsApp
(21) 98018-8880

Site

Segmentos: Esportes

Programação

HorárioPrograma
00:00 - 03:00Super Madrugada Tupi
Fernando Sergio
03:00 - 06:00Silvio Samper Show
Silvio Samper
06:00 - 09:00Show da Manhã
Clovis Monteiro
09:00 - 12:00Programa Francisco Barbosa
Francisco Barbosa
12:00 - 13:30Patrulha da Cidade
Turma da Patrulha
13:30 - 15:00Show do Pedro Augusto
Pedro Augusto
15:00 - 17:00Show da Galera
Wagner Menezes
17:00 - 21:00Super Futebol Tupi
Equipe de Esportes
21:00 - 22:00Show de Bola
Eugênio Leal
22:00 - 00:00Companhia do Riso
Luizinho Campos

Deixe a sua opinião

Formulário para comentar
Nota:

Opinião do ouvinte (406)

Sou de São Paulo e adoro o Show do Antônio Carlos! Bom Dia!

gostei muito som nítido excelente

gostei som chegando bem nítido aqui em Belém PA

Adoro o Show do Antônio Carlos!

boa

A maior e melhor radio do Brasil, com a maior audiência, só tem uma SUPER RADIO TUPI RJ. (Segue a lider) Parabens Diarios Associados

muito boa.

Com o Garotinho, é como se eu estivesse no camarote presidencial do Maraca, assistido o show do MENGÃOMARAVILHOSOMELHORTIMEDO RIODOBRASILEDOMUNDO.

boa ouco desde criança.

Narração, comentários, repórteres, tudo ótimo... Nota 10

mais opiniões dos ouvintes