Rádio Pampa

97.5 FM Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Rádio Pampa

Sobre a Rádio Pampa

A Rádio Pampa é uma rádio de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, que leva o nome de sua rede: A Rede Pampa de Comunicação, que detém o título de ser a maior rede de rádios do Rio Grande do Sul.

O atual slogan da Rádio Pampa é “a tribuna livre do Rio Grande” e ela funciona através da freqûencia 97.5 MHz FM.

O atual dono da rádio é Otávio Dumit Gadret.

A história da rádio

No dia 13 de agosto de 1960, Ernani Behs e Hamilton Muniz fundaram a Rádio Pampa, sob a frequência 1210 kHz AM.

Em novembro de 1971, Otávio Dumit Gadret comprou a rádio, que passou a ter uma programação musical voltada ao público jovem.

A partir de 1977, a rádio muda a sua frequência para o 970 kHz, que antes pertencia à Rádio Caiçara.

Em dezembro de 1984, uma das principais rádios da capital, a Rádio Guaíba, sofre um revés, em virtude de uma crise que assolou seus proprietários. Com isso, diversos profissionais da Guaíba são contratados pela Rádio Pampa. A partir daquele momento, a Pampa adota um novo estilo jornalístico, alterando seu slogan para “Venha para o meio do rádio”.

Em 1984 e 1987, foi a vez da Rádio Pampa sofrer com a perda de importantes profissionais. Lauro Quadros e Rogério Mendelski vão para o grupo RBS, detentor da primeira rádio porto-alegrense, a Rádio Gaúcha.

Até o final da década de 1990, a programação da Pampa era baseada no jornalismo e entrevistas, onde seus locutores apresentavam direto de um estúdio. Nesta época, o slogan da rádio era “A tribuna livre do Rio Grande”.

Em 1999, a rádio muda novamente sua estrutura, passando a ser uma rádio 100% esportiva. Para tanto, adota seu novo slogan: "A número um do futebol".

Em 2003 a Rádio Pampa investe na contratação de um dos principais radialistas gaúchos. A empresa contratou Rogério Mendelski, que era o grande nome da Rádio Gaúcha.

A nova alteração de sua programação acontece em 2007, quando a Rádio Pampa abandona o futebol para se focar apenas no jornalismo, voltando ao seu antigo slogan.

Em 2014, a Pampa estreia no FM e passa a ocupar a frequência 96,7 MHz, que pertencia à Rádio Eldorado. Com isso, a Rádio Pampa passa a ser uma das três únicas rádios de Porto Alegre a transmitir simultaneamente a mesma programação, tanto no AM, quanto no FM.

Em 2015, a rádio abandona o FM e sua frequência passa a ser ocupada pela Rádio Liberdade.

Em 2017 a Pampa volta mais uma vez ao FM, mas desta vez ocupando a frequência 97,5 MHz, que era da Rádio Eldorado, que passou a transmitir apenas no AM.

Em janeiro de 2018 a programação jornalística sai do AM, passando a ser exclusivamente musical. O jornalismo da Pampa fica apenas no FM. Assim, a rádio fica com o mesmo nome, no AM e no FM, porém, com uma programação diferente.

Atualmente, os principais comunicadores da Rádio Pampa são Pedro Fonseca, Paula Cardoso, Marne Barcelos, Gustavo Victorino, Rafael Marconi, Armando Burd, Nando Donel e Oberdã Pires.

Contato

O estúdio da Rádio Pampa funciona junto com a Rede Pampa de Comunicação, que está localizada na rua Orfanatrófio, 711, no bairro Alto Teresópolis, em Porto Alegre.

O contato com a rádio pode ser feito via SMS ou WhatsApp pelo número  (51) 9841-5071.

Confira as redes sociais da Rádio Pampa:

  • Site: http://radiopampa.com.br
  • Twitter: twitter.com/radiopampapoa
  • Facebook: facebook.com/radiopampapoa

 

Endereço
Rua Orfanatrófio, 711 - Alto Teresópolis - Porto Alegre (RS) - CEP 90840-440

Telefone
(51) 3218-2588

WhatsApp
(51) 9841-5071

Site

Segmentos: Esportes, Notícias

Deixe a sua opinião

Formulário para comentar
Nota: