Rádio Globo Rio

98.1 FM Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Rádio Globo Rio

Bota Amizade Nisso!

Sobre a Rádio Globo Rio

Não há como negar que no cenário atual, com todo o avanço da modernidade nas veiculações de notícias via internet, para uma emissora de rádio manter-se atualizada de forma a ainda conquistar ouvintes todos os dias não é uma tarefa fácil. Porém, assim como algumas ainda remanescentes que viveram a era áurea do rádio, entre os anos de 40 e 50, a Rádio Globo faz parte de uma seleta lista de emissoras que sobreviveram e se reinventaram, de forma a continuar o bom legado construído através do tempo.

Histórico

A Rádio Globo é uma emissora pertencente ao grupo Globo de comunicação. Roberto Marinho (1904-2003), empresário brasileiro e filho do jornalista Irineu Marinho, já era proprietário do Grupo Globo desde 1925, quando em 1944 adquiriu o controle das ações da Rádio Transmissora Brasileira (propriedade da antiga RCA Victor) e assim começou suas atividades no segmento.

A considerar que a rádio havia inaugurado no período entre os últimos meses da Segunda Guerra mundial, a Rádio Globo se dedicou a ser uma emissora de cunho popular, procurando atingir as grandes massas, considerando também o aumento do desenvolvimento econômico nas áreas urbana e industrial, sendo favorecida inclusive pela democratização após o período conhecido como Estado Novo.

Com o desenvolvimento de um novo sistema político em nosso país, em que adotaria um regime mais democrático, a emissora passou a investir parte de seu conteúdo programático em favor de novas carreiras políticas. No ano de 1947, já possuindo certo prestígio e popularidade, artistas e apresentadores da emissora se elegeram vereadores, onde entre estes podemos destacar Ari Barroso, candidato à época pela UDN (União Democrática Nacional) e Sagramor de Scuvero (radialista famosa por seus programas dedicados ao público feminino), na legenda do Partido Republicano (PR). 

Também nesse período compreendido entre a segunda metade da década de 40 até a década de 50, a rádio Globo que já havia transmitido diretamente da Câmara dos Deputados debates a respeito da cassação dos representantes eleitos pelo Partido Comunista, mais precisamente em julho de 1949, passou a transmitir o programa Tribuna Política, responsável pela gravação e transmissão de depoimentos das principais lideranças da capital federal do país.

No início da década de 50 a emissora já ocupava o quarto lugar na disputa pela audiência do público carioca. Entre os programas que mais fizeram sucesso nessa época, destacou-se o Conversa em família, uma espécie de crônica narrada em forma teatral cujos principais temas sempre eram de caráter político, inclusive, recebendo a visita de parlamentares. Mas apesar da seriedade na abordagem dos assuntos, a programação criava um clima de descontração, bem semelhante a uma conversa em família realmente.

Ainda na década de 1950, a considerar a fase deveras traumática desenvolvida ao longo do período do Estado Novo, e também com a eleição de Getúlio Vargas à presidência, a Rádio Globo passou a ser um dos grandes veículos de mídia que buscavam contestar o novo governo. Acreditava-se que Vargas poderia se utilizar de sua popularidade provada nas urnas para criar um regime ditatorial, tal como havia feito no primeiro período de mandato, em 1937.

Nesse tempo, a emissora resolve abrir seus microfones para os principais adversários de Vargas na UDN, entre eles, o jornalista Carlos Lacerda. Considerando a abertura concedida pela rádio em 1953, Lacerda resolve atacar o jornalista Samuel Wainer, diretor-proprietário do Jornal carioca Última hora, um periódico declaradamente pró-Getúlio, cujo slogan (proferido pelo próprio Wainer) era "um jornal de oposição à classe dirigente e a favor de um governo". Lacerda ainda viria a atacar Getúlio em outra oportunidade, quando em 5 de abril de 1954, acusava-o de pacto com o então presidente argentino Domingo Perón, na tentativa de alinhar Brasil, Argentina e Chile na formação de um bloco anti-Estados Unidos.

Ainda na década de 50, tentando encontrar seu espaço entre as rádios AM, e considerando a liderança absoluta da Rádio Nacional naquela época, a Rádio Globo resolveu inovar na forma de transmitir comunicação. Começou a trabalhar no desenvolvimento de uma nova forma de veiculação de notícias, onde o locutor não seria meramente um narrador de fatos e sim, uma espécie de mestre-de-cerimônias, um comunicador que faria uma ponte buscando estreitar mais os laços entre locutor, notícia, e ouvinte.

Uma nova perspectiva onde permitiria ao locutor até mesmo a liberdade de improvisação. Esse novo modelo começou a fazer grande sucesso na época, onde, entre outros, podemos destacar grandes nomes como Luís de Carvalho, Jonas Garret, Mário Luís e Haroldo de Andrade. Este último ganharia um programa com seu próprio nome no ano de 1965, consolidando de vez a liderança de audiência que a emissora vinha mantendo desde 1964, acreditando sempre nessa nova forma de comunicação e mantendo sua programação dentro do considerado tripé de sucesso, "música, esporte e notícia".

Após a década de 70 a Rádio globo continuou conquistando notoriedade entre as principais emissoras do Rio, chegando à década de 90 a incrível marca de 177 mil ouvintes por minuto. Nesse mesmo período, faziam parte do sistema Globo as rádios CBN AM e FM, Globo AM e FM, BH FM, e as representantes CBN nos estados de Minas Gerais e Distrito Federal.

Na virada do século a emissora opta por iniciar uma nova formação denominada Rádio Globo Brasil, fazendo transmissões conjuntas entre os estados de Rio e São Paulo e no ano seguinte, em 2002, relançando a Rádio Globo Minas.

Em 2009 a Rádio Globo Brasil resolve adotar o nome RádioGlobo (tudo junto), adotando uma nova identidade visual e o slogan "Bota amizade nisso!" Dentro dessa mudança a emissora investiu também em mudanças nas vinhetas, na programação, na página da internet e nas transmissões externas como o GloboMóvel.

Atualmente a emissora continua com sua grade de programação que lhe tem sido fonte de sucesso ao longo das últimas décadas, além de seu canal na internet, e as afiliadas AM e FM entre os três principais estados do Sudeste.

Endereço
Rua do Russel 434 – Glória - Rio de Janeiro (RJ) - CEP 22210-010

Telefone
(21) 2461-1220

WhatsApp
(21) 99764-2382

Site

Segmentos: Esportes, Notícias

Programação

HorárioPrograma
00:00 - 03:00Bailaço da Rádio Globo
Alexandre Ferreira
06:00 - 07:00Santa Missa Dominical
Padre Marcelo Rossi
07:00 - 08:30Domingo na Globo
Jorge Luiz
11:00 - 12:00Farofa da Globo
David Rangel
12:00 - 15:00Enquanto a Bola Não Rola Rio
Eraldo Leite
15:00 - 20:00Rádio Globo Futebol Clube
-
20:00 - 22:00Farra da Globo
Gustavo Henrique
22:00 - 00:00Plantão de Notícias
Maurício Menezes

Deixe a sua opinião

Formulário para comentar
Nota:

Opinião do ouvinte (1290)

muito top.

uma ótima rádio



A melhor do Rio.

melhor radio

top

Gosto muito de ouvir rádio e este aplicativo me oferece muitas opções.

excelente, ouço sempre,
a melhor rádio

A Rádio Globo e a melhor

muito bom

ótima..

mais opiniões dos ouvintes