Rádio JB FM

99.9 FM Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Rádio JB FM

Sobre a JB FM

A emissora hoje conhecida como Rádio JB FM é uma rádio de origem carioca, oriunda do mesmo grupo empresarial da extinta Rádio Jornal do Brasil AM. A estação está entre as principais do país, muito conhecida por uma programação que inclui requinte, bom gosto, modernização e contemporaneidade, ao mesmo tempo em que preza por manter suas raízes, oferecendo músicas no estilo conhecido como gênero adulto. Sua sede fica no centro da cidade do Rio de Janeiro, operando na frequência 99,9 do dial.

Início

A rádio foi fundada em 1973, pelo já falecido empresário e ex-executivo do grupo empresarial Jornal do Brasil, Manoel Francisco do Nascimento Brito. Nascimento Brito era filho de mãe inglesa, formado em Direito pela antiga Universidade do Brasil (atual UFRJ) e ex-procurador do Banco do Brasil. Em 1949 seria convidado pelo empresário Pereira Carneiro a deixar a carreira bancária para ser consultor jurídico da antiga rádio JB AM. Após a morte de Pereira Carneiro, em 1954, sua esposa, a condessa Maurina viria a assumir a direção do grupo, e em 1956, Nascimento seria nomeado diretor-executivo da empresa, dando continuidade a ideia e trabalho de reformulação que Maurina vinha buscando pôr em prática desde 1954.

Inicialmente a rádio dispunha de uma programação apenas com música erudita. Somente a partir da década de 80 que a emissora optou pelo estilo denominado Gênero adulto, tocando lançamentos da MPB e músicas internacionais de sucesso, modelo este que procura manter até os dias atuais.

Em 2001, sofrendo uma grande pressão pelo aumento da concorrência com as novas emissoras de rádio que adotaram o mesmo estilo adulto, a emissora resolve desenvolver um modelo em que mesclaria sua programação musical a um jornalismo popular. Mesmo adotando programações similares a outras rádios que também possuíam grande popularidade na época (como o Good Times, da antiga rádio 98, FM) a JB FM passou cada vez mais a se consolidar como uma rádio popular da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Curiosidades

Conforme os anos e o aumento da popularidade, a emissora passou a adotar gradativamente programações e eventos que buscassem um maior estreitamento nas relações rádio/ouvinte. Há mais de uma década a JB promove anualmente seu evento pessoal conhecido como Aniversário JB FM, recebendo artistas nacionais e internacionais de peso.

A JB foi a primeira emissora de rádio a fazer acompanhamento de trânsito por via aérea, onde, através de um jornalista a bordo de um helicóptero, oferece informações do trânsito em tempo real para seus ouvintes. Esse se tornaria ao longo do tempo um grande trunfo para a emissora, cujo seguidor da rádio pôde acompanhar esse tipo de atrativo no quadro informativo Painel JB, com programação dividida em primeira e segunda edição.

Por uma determinação da ANATEL em 2009, algumas rádios cariocas sofreram reordenamento de frequências no dial, portanto a JB que antes operava na frrequência 99,7, passou a operar na frequência 99,9.

Além da programação musical costumeira, a JB ainda oferece quadros extras de bastante atratividade para o público popular. São eles:

Love songs – Programação diária noturna oferecendo um vasto quadro de músicas românticas de todos os tempos;

Celebration – Programação semanal noturna que toca os ritmos dançantes das décadas de 60, 70 e 80. Uma curiosidade nesse quadro é o fato de as músicas não sofrerem intervalo. Enquanto toca a sequência, os hits emendam um no outro sem parar;

Painel JB – Quadro diário informativo, dividido em duas edições, de 07 às 09h da manhã e de 17 às 20h da tarde;

JB do Brasil – Programação das manhãs de domingo, com ênfase no repertório dos maiores nomes da MPB.

A rádio ainda possui uma programação com quadros um pouco menores, voltados para áreas específicas como economia, empresariado, mercado imobiliário, além do já consolidado quadro Márcia Peltier entrevista, onde a apresentadora de mesmo nome recebe grandes ícones da ciência, arte contemporânea, cultura em geral, publicidade e outros.

A programação da JB também pode ser ouvida em tempo real pela internet, no site oficial da rádio.

Endereço
Avenida Rio Branco, 147 - 2° andar - Centro - Rio de Janeiro (RJ) - CEP 20040-910

Telefone
(21) 2507-9999

WhatsApp
(21) 99769-2891

Site

Segmentos: Adulta Contemporânea

Deixe a sua opinião

Formulário para comentar
Nota:

Opinião do ouvinte (296)

eu amo a jb! Ontem fiz 31 anos de casada, gostaria muito de ganhar convite para o show do Paulo Gustavo(minha mãe é uma peca... E u e meu marido adoramos o Paulo!!

Radio excelente


Otima programação, estou sempre ligado,quer seja em casa ou no carro

A RADIO QUE TOCA O QUE O OUVINTE GOSTA.HITS QUE FAZEM SUCESSO NA VIDA DE MUITAS PESSOAS.GOSTO MUITO.A MAGIA DO RADIO.NOTA 1000
AUMENTA O SOM.

Rádio de qualidade indiscutível. Boa música, noticiário de interesse realmente público, programas diretos e objetivos sem cair na chatice. É a única rádio que ouço há mais de uma década.

Ouço desde os meus 14 anos, quando descobri esta rádio numa clínica.

uma ótima programação, me faz lembrar no meu tempo, de outras Rádios que hoje não existem mais em que tocava as mesmas musicas, antes era as Rádios dos momentos, dos anos 80, Rádio Mundial, Tamonho, as duas era uma disputa boa.A gente viaja com as musicas, dos Anos 80 e 90. Obrigado e sucesso.

muito boa a progamacao.

Excelente programação, consegue realizar um mix de informações atuais com músicas de qualidade reconhecida. A JB está de Parabéns!

Encontro-me em Salvador e não me afasto da JBFM quando chego em casa após o jantar vou trabalhar na INTERNET ouvindo quem é claro a JBFM .

mais opiniões dos ouvintes